RAÇAS                  

    MUNCHKIN               

  HISTÓRIA

O Munchkin não é uma nova mutação, gatos de pernas curtas foram registrados ao longo dos anos e em todo o globo. Em um relatório veterinário britânico em 1944, Dr. HE Williams-Jones descreveu quatro gerações de gatos de pernas curtas, incluindo um 8 anos de idade, uma gata negra que teve vida extremamente saudável. O relatório afirma que a sua barragem, grand-barragem e progênie todos eram semelhantes e que a única diferença entre eles e gatos normais foram as pernas curtas. Esta linha desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. O traço também foi visto em Stalingrado em 1956, na Nova Inglaterra em 1970 e Louisiana na década de 1980. Em 1983, Sandra Hockenedel encontrou uma gata de pernas curtas grávida que se tornou a base para a raça que chamamos de Munchkin. Sandra nomeado o gato Blackberry. Ela deu um macho, Toulouse, de uma das ninhadas do BlackBerry para a amiga Kay LaFrance e é a partir desses dois gatos que a raça foi criada usando gatos domésticos como um outcross para garantir um pool genético diversificado.

TICA aceitou o Munchkin em seu programa do novo desenvolvimento da raça em setembro de 1994. O programa rastreia os pedigrees de gatos usados ​​para criar as novas raças e monitora as estatísticas de reprodução como a raça desenvolve sob a supervisão da comissão Genetics. Os dados de reprodução mostraram que as pernas curtas do gato seguiu um padrão dominante de herança como a do Corgi e do Dachshund. Após anos de desenvolvimento e observação, o Munchkin alcançou o status de TICA Campeonato eficaz Maio de 2003.

Personalidade

Estes gatos sociáveis ​​são extremamente brincalhão e gosta de correr. Eles amam as crianças, cães e outros animais de estimação. Munchkins são extremamente curiosos e vai sentar-se sobre as patas traseiras como um coelho para obter uma melhor visão de algo que chamou sua atenção. Estes gatos auto-confiante não vão deixar pedra sobre pedra ou um canto sem ser explorado. Eles não podem saltar do chão até o topo da estante de livros em um único limite, mas eles vão mostrar as suas proezas de salto e inteligência como eles encontram um caminho que os leva lá em passos menores. Uma vez que você conhecê-los, estes gatos pequenos adoráveis vai ​capturar seu coração para sempre.

Traços

Munchkins vêm em ambos os comprimentos e cores e padrões. As cores e os padrões foram introduzidos através do programa outcross que mantém a diversidade genética da raça. Em alguns casos, outras raças têm sido utilizadas para introduzir características específicas, contudo, uma Munchkin é uma raça única e nunca deve se assemelhar a uma versão em miniatura de uma outra raça. Podem nascer tanto com pelos longos ou curtos, e ainda pode ter na mesma ninhada gatinhos com as perninhas em comprimento normal chamados de Munchkin Non Standard.

Gato de tamanho médio e pesam entre 3 e 7 kilos quando totalamente crescidos. Eles são parecidos com qualquer gato normal. As pernas curtas são uma mutação natural que encurta os ossos da perna semelhantes à que dá nos Corgis e Bace Hounds sua baixa estatura. No entanto, a lombar do gato difere na estrutura de a de um cão  de modo que as pernas curtas não resultam em problemas de coluna, por vezes, que aparece em caninos. E quaisquer preocupações sobre a mobilidade são rapidamente apagados.

Cuidados

Pelos longos devem ser escovados 2 a 3 vezes na semana e banho a cada 30 dias, pelos curtos escovar 1 a 2 vezes na semana e banho a cada 40 dias.

 

   MINUET

História

A "viagem" Minuet começou com a publicação do artigo sobre o Munchkin do Wall Street Journal em 12 de junho de 1995. Joe Smith foi imediatamente encantado com o gato pernas curtas. Tendo sido um criador Basset ele sentiu que era hora de o gene pernas curtas chegou ao mundo do gato. Ele amava o gato Munchkin, mas senti que as versões equipadas com pernas longas inevitáveis ​​eram indistinguíveis a partir do que foi enchendo os abrigos de animais em todo o país. Em sua mente, algo tinha que ser feito para criar um original do gato em ambas as versões curtas e longas pernas ... algo que "parecia" puro-sangue. Ele escolheu o Grupo Raça persa Por estas razões, a desossa e beleza. O padrão Minuet foi escrito com isso em mente.

Personalidade

Isto é onde a raça tem o melhor dos dois mundos. O Munchkin tem contribuído uma personalidade cômica, de saída, e ativo combinado com o Grupo Raça persa que os torna um hands on cat colo que goza acariciando e aconchegar, também. A combinação perfeita para produzir um gato gentil com a preparação mínima. A raça está atento à sua necessidades humanas, eles não são excessivamente vocal ou exigente. Eles ajustam bem com as pessoas e outros animais. Eles são orientados para a família e pode ligar-se a mais do que apenas uma pessoa.

Traços

Volta! colírio para os olhos impressionante. O gato deve aparecer em todos os lugares rodada começando com uma cabeça perfeitamente redonda, uma testa redonda que flui em um rosto redondo com grandes olhos expressivos rodada set distantes. O nariz deve ser largo com narinas que são fáceis de respirar fora. Os Minuetes tem uma expressão doce aberta, não aparecendo ranzinza ou louco. Não deve haver qualquer rasgamento dos olhos associado a um espécime da qualidade da mostra.

Uma das características marcantes é o revestimento que flui luxuoso, em qualquer cor, incluindo as variedades pontas dos cruzamentos fora do Himalaia. É um casaco administrável baixa manutenção, exigindo uma pentear ocasional. Ao contrário, o persa, o revestimento deve ter menos subpêlo, não felpudo, portanto, exige menos preparação, mas ainda impressionante e fluindo. Outra diferença do persa é a cauda deve ser tão longo quanto o corpo do gato, atingindo, pelo menos, para o pescoço, com uma cauda de plumas que flui sobre os gatos de cabelos longos. pontas arredondadas limpas de orelhas são desejados com mobiliário de ouvido generosos nas laterais.

O corpo deve ser semi-cobby e bem arredondado. A parte de trás deve ser reta da frente para trás, no entanto, as pernas pode ser maior na parte de trás apresentando um ligeiro aumento para o garupa. Minuetes não devem ser pequenas gatos, o padrão diz médio. A desossa deve ser médio e substancial.

A raça é uma raça híbrida, ainda em fase de desenvolvimento fundação com criadores de misturar as duas cruzes fora aceitável, o Munchkin Breed Group e Grupo Raça persa. Isto cria o Minuet distintiva aparência geral e ajuda a criar linha individual parece que cumprir a norma. Neste momento a raça não tenha determinado um período de tempo para fechar o fora-cruzes. A raça também vem em uma pequena variedade de pêlo que vem tanto do fora-cross aceitável de curto Munchkin cabelo e cabelo curto Exotic, que está incluído no Grupo Raça persa.

FONTE translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=www.tica.org/&prev=search

 PERSA

História

A história desta raça tem início no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle passou pela Pérsia (atual Irão) e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas locais. Ao chegar a Itália, imediatamente esses gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem macia e brilhante.

Porém, a moderna raça persa surgiu somente no século XIX, quando esses gatos criados na Itália foram levados a Inglaterra, onde sofreram cruzamentos com gatos da raça angorá. Logo em seguida foi feito um trabalho de melhoramento genético visando se obter maior variedade de cores e padrões de pelagem. Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores para gatos dessa raça, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).

Características

Os persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono. Os gatos persas são meigos e carinhosos.

Esse animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).

Persa branco.

A manutenção de sua pelagem é um muito trabalhosa, sobretudo devido a formação de nós ocorridos devido ao comprimento dos pelos.

O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).

·         Tamanho: Médio a Grande - Os machos são maiores que as fêmeas, com 4 a 5k de massa e as femeas de 3 a 4kg.

·         Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas.

·         Nariz: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.

·         Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.

·         Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).

·         Pescoço: Curto e forte.

·         Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.

·         Pelagem: Comprida, densa , de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).

·         Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.

·         Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos.

Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

 

Desenvolvimento

Em 1950, o gato siamês foi cruzado com o Persa para criar uma raça com o corpo do Persa mas com a coloração do Siamês, sendo este nomeado de himalaio. O himalaio ficou como raça separada do Persa nos Estados Unidos até 1984, quando a CFA os unificou, mesmo com a objeção de ambos os conselhos das raças. Alguns criadores de Persa ficaram descontentes com a introdução desse híbrido em suas linhas puras de Persa.

Prós e Contras da raça

Necessidade de limpeza constante dos olhos, que lacrimejam e mancham a pelagem; Escovação diária é necessária (com escova correta), pois ao contrário, a pelagem facilmente terá muitos nós; Pouca resistência ao calor; Para proprietários que gostam de gatos mais ativos, o persa não é recomendado, pois costuma ser um animal muito calmo.

FONTE pt.wikipedia.org/wiki/Persa_(gato)

 EXÓTIC SHORTHAIR

Só pelo seu nome já é possível se ter uma ideia de toda a beleza e as características especiais que um felino desta raça possui. São gatos extremamente dóceis, indicados para toda a família, estes que certamente se você ver irá gostar muito. ( conhecido como a raça do Garfield)

Origem

Como origem, esta raça foi planejada pelos homens com o objetivo de criar um animal dócil, de bom temperamento e que fosse tão bonito quanto o Persa, apesar de ser de uma manutenção mais fácil do que os Persas. Na década de 60, o Exótico existia em programas de criação que fossem destinados a obter um Persa de Pelo Curto, empregando Persas e Americanos de Pelo Curto. A raça foi então reconhecida apenas a partir de 1967 na América e em 1971 na Europa.

Características

A cabeça do gato desta raça costuma ser bastante redonda e maciça, bem equilibrada, com bochechas cheias, além de um focinho roliço. Conta com um pescoço bastante musculoso e forte. Seu crânio é largo e arredondado. Possui um queixo forte, além de um maxilar largo e poderoso. Suas orelhas são pequenas, arredondadas e ainda bem separadas, insertam-se dentro do círculo da sua cara bem abaixo da lista do crânio. Seu nariz é curto e largo, contando com um stop bem marcado e colocado na sua linha de crânio.

Seus olhos aparecem em formato grande, redondos e brilhantes, insertados um pouco distantes entre si, harmonizando sempre com as cores do manto, devem ainda ser de coloração azul, nas variedades de pelo branco e cobre nos exemplares pretos, existindo outras cores e tons dependendo da cor de sua pelagem.

Em conjunto o Exótico deverá ter um aspecto de um gato Persa com pelo curto.

Seu corpo aparece em formato médio a grande, robusto, maciço, compacto e forte. De peitos largos. Ombros e dorso maciços e bem musculados. Pernas curtas, fortes e também firmes. Seus pés são largos e redondos, sendo desejável ter tufos de pelo entre os dedos. Sua cauda curta e espessa de inserção baixa e com uma extremidade ligeiramente arredondada.

O gato Exótico é um gato considerado grande e robusto, mas a qualidade do animal é muito mais importante do que seu porte. Em uma aparência o Exótico é um tipo de Persa considerado ideal exceto pelo fato em vez de apresentar uma pelagem com pelos que sejam longos e soltos, deverá ter uma pelagem uniforme de pelos curtos, sedosos, suaves e densos. Sua aparência do corpo do gato é curta e compacta, contando com patas curtas e também robustas. O peito é fundo, e os ombros e o traseiro são maciços, com arredondamento no meio e com dorso mais plano.

A cauda da raça Exótico se apresenta curta e espessa, apesar disto guarda em proporção com o comprimento do corpo.

Sua cabeça é redonda e maciça, inserida sobre um pescoço grosso e curto, apresentando orelhas pequenas, arredondadas nas pontas e inclinadas para frente. Suas mandíbulas são amplas, suas bochechas cheias, seu nariz amplo, olhos grandes e redondos implantados bem separados e ainda todas as cores são aceitas.

Pelagem

Sua pelagem é bastante densa, de textura aveludada e sedosa, nunca deverá estar colada ao corpo, mas sim deverá estar ereta sem que seja espetada. É mais longa do que a dos outros gatos de pelo curto, sendo assim ligeiramente mais comprida do que a do British, mas não tão longa ao ponto de parecer algo vaporoso.

Suas várias colorações podem ser reconhecidas, as mesmas cores que no caso do Persa, sendo os tabbys os gatos mais apreciados.

O cruzamento entre o gato da raça Exótico e Persa poderá ser permitido. Sendo assim o gene responsável pelo curto dominante e o gene responsável pelo longo é recessivo, desse cruzamento poderão nascer filhotes tanto de pelo curto como alguns de pelo curto e outros de pelo longo. Até mesmo no cruzamento de dois exóticos poderá nascer algum filhote de pelo longo, desde que os progenitores sejam heterozigotos.

Temperamento

O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair, mas de pelo curto.

O Exótico ideal deverá aparentar um gato bem balanceado, com uma expressão considerada doce e suave, uma estrutura óssea pesada, e um pelo muito cheio e denso, o que deverá acentuar a sua aparência arredonda.

O Exótico conta com uma boa musculatura, e sem evidência de obesidade. Os olhos grandes, redondos e ainda de cor brilhante e cheia. Devendo assim ser nivelados e ainda distantes entre si, tornando a sua expressão bastante doce. É um excelente gato para companhia. Costuma ser muito amigável um excelente gato para a companhia. É um felino muito amigável e brincalhão. Gostam ainda de correr atrás de bolas de papel e também observar os movimentos, mesmo depois de adulto irão continuar sendo brincalhões.

É um felino bastante ativo, brinca de forma exaustiva com o seu dono de um cômodo a outro da casa, apesar de estar sempre junto. Seu temperamento é bastante calmo, e praticamente não mia, é muito doce, pacífico e leal. O macho normalmente é mais afetuoso do que a fêmea. Sua maturidade costuma ser mais tardia que outras raças e ainda é um excelente caçador.

Saúde e cuidados

Para viver bem o gato da raça Exótico não precisa de muito espaço, pois é um bom gato de apartamento, é um felino excelente que deverá se apegar muito ao seu lar.

Os cuidados com sua pelagem, sendo a sua manutenção bastante simples, uma  ou duas escovação semanais e banho a cada 40 dias, são uma boa alternativa para que se tenha um exemplar de felino saudável, limpeza dos olhos diariamente para que não manchem os pelos.

Tem tendência de ganhar peso, por isso seu dono deve ficar bastante atento a sua alimentação.

 


Contato

Cantinho do Gato & Gatil Ekster Hejmo

Rua Três Barras 1259 Universitário
Cascavel
85819270


45 30389461
45 9906 9609



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!